segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sri Hanuman

Om Sri Hanumate Namah!


Sri Hanuman é adorado por sobre toda a Índia, tanto só como junto com Rama. Cada templo de Sri Rama tem a Murti ou ídolo de Sri Hanuman. Hanumam foi um Avatara do Senhor Siva. Ele nasceu do Deus do vento e de Anjani Devi. Ele é também chamado pelos nomens de Pavanasuta, Marutsuta, Mahavira, Bajrangabali, e Pavankumar.

Hanumam foi o poder vivente de Sri Rama. Ele foi um ideal trabalhador abnegado, um verdadeiro Karmam-yogi, que trabalhava desinteressadamente. Ele foi um grande devoto e um excepcional Brahmachari ou celibatário. Ele serviu Sri Rama com amor puro e devoção, sem esperar nenhum fruto de resultado. Ele viveu apenas para servir Sri Rama.
Ele foi humilde, bravo e sábio. Ele possuía todas as virtudes divinas. Ele fez o que os outros não fizeram; ele cruzou o oceano simplesmente para expressar Sri Rama, queimar o rei demônio da cidade de Lanka, e trazer a erva sagrada para salvar a vida de Lakshmana. Ele trouxe Sri Rama e Lakshmana do mundo inferior após matar Ahiravana.

Hanumam possuía devoção, conhecimento, espírito de serviço abnegado, poder de celibato, e livre de desejo. Ele jamais gabou-se da sua bravura e inteligência. Ele disse para o demônio Ravana: “Eu sou um humilde mensageiro de Sri Rama. Eu vim aqui para servir Sri Rama, para fazer o Seu trabalho. Eu vim aqui pelas ordens de Sri Rama. Eu sou destemido pelas graça de Sri Rama. Eu não tenho medo da morte. Eu dou boas vindas a ela se vier enquanto estiver servindo a Sri Rama”. Veja como Hanuman foi humilde! Ele tinha profunda devoção por Sri Rama!

Ela jamais disse: “Eu sou o bravo Hanuman. Eu posso fazer tudo e qualquer coisa”. Sri Rama pessoalmente disse para Sri Hanuman : “Eu estou muito agradecido a voce, óh magnifico herói. Você fez maravilhas, coisas super humanas. Você nunca quis qualquer coisa em retorno. Sugriva teve seu reino devolvido para ele. Angaba foi coroado principe.
Vibhishana tornou-se rei de Lanka. Mas voce nao pediu qualquer coisa em nenhum tempo. Você tirou a preciosa guirlanda de perolas dada a você por Sita. Como posso eu pagar Meus débitos com a sua gratidão? Eu irei sempre ficar profundamente agradecido a você. Eu entrego a você a bênção da vida eterna. Todos irão honrar e adorar a você como a Mim mesmo. Seus ídolos irão ser colocados nas portas de Meus templos, e você será adorado e honrado primeiro. Sempre que Minhas histórias forem recitadas ou as glórias cantadas, sua gloria será cantada antes de Mim. Você será capaz de fazer qualquer coisa, mesmo o que Eu não for capaz de fazer!”.

Deste modo Sri Rama glorificou Hanunam quando ele retornou após encontrar Sita em Lanka. Hanuman não exaltou-se nem um pouco. Ele prestou reverências aos pés de Sri Rama.
Sri Rama perguntou para ele:

“’Oh magnífico herói, como você cruzou o oceano?”, Hanuman humildemente respondeu: “Por Sua graca, meu Senhor”. Que profunda humildade Hanuman incorporou?

Muitos querem riqueza em retorno pelos seus serviços. Alguns não querem riqueza, mas eles não podem resistir ao nome e a fama. Outros não querem nada disso, mas querem aprovação. Apesar de outros não quererem nada, eles ostentam seus feitos. Mas Hanuman estava acima de tudo isso. Isso é o por que ele é reconhecido como um Karma-Yogi ideal, e um insuperável adepto de Bhakti. Sua vida está cheia de lições , objetivas. Cada um deverá seguir o melhor possível o nobre exemplo de Hanuman.
Seu aniversário cai no dia de Chaitra Shukla Purnima, o dia de lua cheia em Março-Abril. Neste dia sagrado é feita a adoração de Sri Hanuman. Deve-se jejuar neste dia. Leia o Sri Hanuman Chalisa. Passe todo o dia fazendo Japa de Sri Ram. Hanuman ficará altamente satisfeito e irá abençoar você com sucesso em todas as suas tarefas.


Glórias a Hanuman! Glórias ao seu Senhor, Sri Rama!
MANTRA DE HANUMAN
Energia de Cura (PRANA) e para Força Atlética

De acordo com as lendas do avatar Rama, Hanuman é retratado como o criado perfeito. A vida de Rama registrada no Ramayana é uma alegoria poética eloqüente do desenvolvimento espiritual da humanidade.
Rama é o Ser Divino, filho primogênito está destinado a assumir o posto de Rei quand...o Dasaratha morrer. Sita é a kundalini shakti pura e perfeita.





Hanuman Jayanti simboliza o aniversário de Lord Hanuman.
Ele é celebrado na lua cheio do mes hindu de Chaitra, em 2010 isso significa dia 30 de março.
Durante o dia, versos de Hanuman Chalisa sao recitados. Algumas pessoas passam sindoor em sua testa.
Conta a lenda que um dia Hanuman viu Sita passando sindoor na testa entao perguntou para que el...a fazia isso, Sita disse então que era para dar proteção a vida de seu marido Ram. Como Hanuman era muito devoto de Lord Rama ele então cobriu todo o seu corpo com sindoor para dar proteção o seu Lord.


Read more: http://jueboskie.blogspot.com/2010/03/hanuman-jayanti.html#ixzz1JsO3WT8x
Shri Guru Charana Sarojaraja

Nija mana mukura sudhari

Varanao Raghuvara Vimala yasha

Jo dayaka phala chari

Budhi Hina Tanu Janikai

Sumirau Pavana Kumar

Bal budhi Vidya dehu mohi

Harahu Kalesa Vikar


Jaya Hanumana gyana guna sagara

Jaya Kapisa tihun loka ujagara

Rama doota atulita bala dhama

Anjani-putra Pavana suta nama

Mahavira Vikrama Bajrangi

Kumati nivara sumati Ke sangi


Kanchana varana viraja suvesa

Kanana Kundala Kunchita Kesa

Hatha Vajra Aru Dhvaja Virajai

Kandhe moonja janevu chajai


Sankara suvana kesari Nandana

Teja pratapa maha jaga vandana

Vidyavana guni ati chatura

Rama kaja kari veko aatura

Prabhu charitra suni veko rasiya

Rama Lakhana Sita mana Basiya

Sukshma roopa dhari Siyahi dikhava

Vikata roopa dhari lanka jarava

Bhima roopa dhari asura samhare

Ramachandra ke kaja savare


Laya Sajivana Lakhana Jiyaye

Shri Raghuvira Harakhi ura laye

Raghupati Kinhi bahuta badaayee

Kaha Bharata sama Tuma priya bhaayee

sahasa vadana tumharo yasha gavai

asa kahi Shripati kantha lagaavai

Sanakaadika Brahmadi Muneesha

Narada Sarada sahita Aheesa

Yama Kubera Digapala Jahan te

Kavi kovida kahi sakai kahan te


Tuma upkara Sugreevahin keenha

Ram milaye rajapada deenha

Tumharo mantra Vibheeshana maana

Lankeshwara Bhaye Saba jaga jana

Yuga sahasra yojana para Bhanu

Leelyo tahi madhura phala jaanu

Prabhu mudrika meli mukha mahee

Jaladhi langhi gaye achraja nahee

Durgaama kaja jagata ke jete

Sugama anugraha tumhare tete


Rama dulaare tuma rakhavare,

Ho tava aagnya pinu paithaare

Saba sukha lahai tumhari sharana

Tuma rakshaka kahu ko dara na

Aapana teja tumharo aapai

Teeno loka hanka te kampai

Bhoota pisacha Nikata nahin aavai

Mahavira jaba naama sunavai

Nasai roga harai saba peera

Japata nirantara Hanumata veera

Sankata se Hanumana chudavai

Mana Krama Vachana dhyaan jo lavai

Saba para nama tapasvee raja

Tina ke kaja sakala Tuma saja

Aura manoratha jo koi lavai

taasu amita jeevana phala pavai

Chaaron Yuga parataapa tumhara

Hai para sidha jagata ujiyara

Sadhu Santa ke tuma Rakhaware

Asura nikandana Rama dulhare


Ashta sidhi nau nidhi ke data

asa vara deenha Janaki mata

Rama rasayana tumhare pasa

Saadara tuma Raghupati ke dasa

Tumhare bhajana Ram ko bhaavai

Janma janma ke dukha bisa ravai

Antha kaala Raghupati pura jayee

Jahan janma Hari-Bhakta Kahayee

Aura Devata Chitta na dharayi

Hanumatha se yi sarva sukha karayi


Sankat hatai mitai saba peera

Jo sumirai Hanumata Balaveera

Jai Jai Jai Hanumana Gosayee

Krupaa Karo Guru deva ki naayi

yaha sata vaara patha kara joyi

Chutahi bandhi maha sukh hoyi

Jo yaha padhai Hanumana Chalisa

Hoya siddhi sakhi Gaureesa

Tulsidasa sada hari chera

Keejai natha Hrudaya maha dera


Pavana tanaya sankata harana

Mangala murati roopa

Rama Lakhana Sita sahita

Hridaya basahu sura

fonte desconhecida

Por intrigas da corte o rei Dasaratha nomeia para o trono o irmão de Rama, Bharata (a mente). Rama então, é banido para a floresta por 12 anos. Bharata tem conhecimento de que as acusações contra seu irmão são falsas, então coloca as sandálias (o poder do ser que se manifesta através da kundalini) do irmão no trono e o declara “O Verdadeiro Rei” estando exilado ou não. Bharata se declara procurador de Rama até que ele possa retornar e suas sandálias no trono serviam para mostrar a todos quem era o verdadeiro Rei.

“A mente tem de agir sempre como procuradora do Divino. Porque a divindade interior é o ser que habita o chacra do coração, e não a mente que não tem luz própria.”

Então, Ravana o último dos reis perversos rapta Sita e a leva para muito longe. Dominado por puro desejo sensual Ravana quer que Sita se torne sua consorte.

Enquanto isso Rama vaga pela floresta e encontra por acaso Hanuman (o Prana) chefe de uma das tribos de macacos. Hanuman jura lealdade a Rama e se torna seu principal criado. Rama manda Hanuman procurar por Sita.

“A energia divina interior é apossada por desejos interesseiros e egoístas. A Sakti Kundalini é impedida de se unir ao Ser Divino localizado no chacra do coração e fica presa no 2º.chacra onde estão as energias da sensualidade e da magia e no 3º.chacra onde está o domínio dos elementos terra, água e fogo, bem como todo e qualquer desejo mundano. Mas Hanuman – representante do prana sai à procura de Sita.

“Esse é o exercício de respiração rítmica que o yogue pratica para purificar o corpo e os chacras e conduzir a Kundalini até o chacra do coração e para além dele”.

Hanuman em sua procura encontra Ravana e seu irmão Kumbarnaka e travam uma grande batalha, mas Hanuman provido de pouca força não consegue vencer Ravana e libertar Sita, mas ele tampouco pode ser derrotado. Ele volta até Rama e o informa de onde Sita está.

“A respiração prânica consegue sempre revelar o lugar em que se encontra a Kundalini e onde sua energia está presa.”

Rama e Lakshamana vão até onde estão Ravana e Kumbarnaka e lutam com eles e durante esse confronto Rama revela sua natureza divina e Ravana torna-se seu devoto, desfaz-se em elogios com  lágrimas de devoção escorrendo pela face.
Em um instante de graça o divino pode transformar até o mais vil num repositório de virtudes divinas.

“Em nós, nas partes onde o karma mais repulsivo e egocêntrico possa estar armazenado, a natureza imaculada do Ser Divino pode dissolver todo esse karma no mesmo instante.”

Rama e Sita voltam ao reino e a coroação é finalmente e ricamente realizada.

“Quando finalmente, espírito e alma se unem primeiramente no chacra do coração e depois no chacra da coroa, nós alcançamos o máximo do desenvolvimento possível enquanto humanos”.

Os mantras Hanuman, trabalham com o prana diretamente. Quanto mais se pratica esses mantras mais o prana se impregna na consciência presente no som e na energia do mantra. Esse fato único vem confirmar que alguns sábios religiosos afirmam haver uma relação entre Hanuman e a enrgia de Shiva. Existem dois mantras de Hanuman que fortalecem imensamente o prana de qualquer pessoa que os pratica para sua própria cura ou de outras pessoas.

Om Hum Hanumate Vijayam
“Vitória ao prana em seu curso evolutivo, que fortalece a vontade através do chacra da garganta.”

Om Sri Hanumate Namaha
“Saudações ao prana consciente.”

Esse mantra pode aumentar tanto a força quanto a agilidade. O terapeuta aumenta sua capacidade de transferir prana para a cura de seus pacientes.

Em tempo: PRANA - é um princípio hiperfísico que existe juntamente com o ar atmosférico, é uma energia universal responsável pela sustentação de toda a vida. Prana em sânscrito é a energia vital que anima todas as coisas vivas. Ao longo da vida ela circula em, através e em torno de cada ser vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário