terça-feira, 31 de maio de 2011

Hanuman o amigo fiel

Hanuman é o fiel amigo de Rama no Ramayana. Ele é o general do exército dos macacos, que vieram no auxilio de Rama e Lakshmana na Guerra contra o demônio Ravana, que seqüestrou Sita, a esposa de Rama.
Durante a batalha com Ravana, Lakshmana foi fulminado por armas envenenadas.
Apenas o antídoto de uma planta, que podia ser encontrada no monte Mahudaya, poderia salvá-lo. Hanuman imediatamente viajou para buscar a planta mas não a conhecia, e, portanto, não sabia qual pegar; por isso, ele trouxe toda a montanha para próximo de Lakshmana.
Hanuman é um devoto perfeito. Ele é totalmente devotado ao Senhor Rama, a tal ponto de o nome de Rama estar escrito em seu coração.
Hanuman Jayanti
Sri Hanuman é adorado por sobre toda a Índia, tanto só quanto junto com Rama. Cada templo de Sri Rama tem a Murti ou imagem de Sri Hanuman.
Hanumam foi um Avatar do Senhor Shiva. Ele nasceu de Vayu, o Deus do vento, e de Anjani Devi e é também chamado pelos nomes de Pavanasuta, Marutsuta, Mahavira, Bajrangabali, e Pavankumar.
Hanumam foi o poder vivente de Ram-Nam. Ele foi um ideal trabalhador abnegado, um verdadeiro Karmam-yogi, que trabalhava livre de interesses pessoais. Foi um grande devoto e um excepcional Brahmacharya. Serviu a Sri Rama com amor puro e devoção, sem esperar nenhum fruto como resultado. Ele viveu apenas para servir Sri Rama.
Era humilde, bravo e sábio, e possuía todas as virtudes divinas. Ele fez o que os outros não fizeram: cruzou o oceano simplesmente para expressar Ram-Nam, queimar o rei demônio da cidade de Lanka, e trazer a erva sagrada para salvar a vida de Lakshmana.
Ele trouxe Sri Rama e Lakshmana do mundo inferior após matar Ahiravana.
Hanumam possuía devoção, conhecimento, espírito de serviço abnegado, poder de celibato e livre de desejo. Ele jamais se gabou de sua bravura e inteligência.
Ele disse para o demônio Ravana: “Eu sou um humilde mensageiro de Sri Rama. Eu vim aqui para servir Sri Rama, para fazer o Seu trabalho. Eu vim aqui pelas ordens de Sri Rama. Eu sou destemido pelas graça de Sri Rama. Eu não tenho medo da morte. Eu dou boas vindas a ela se vier enquanto estiver servindo Sri Rama”.
Veja-se como Hanuman foi humilde! Ele tinha profunda devoção por Sri Rama! Ele jamais disse: “Eu sou o bravo Hanuman. Eu posso fazer tudo e qualquer coisa”. Sri Rama pessoalmente disse para Hanuman: “Eu estou muito agradecido a voce, ó magnifico herói. Você fez maravilhas, coisas sobre-humanas. Você nunca exigiu qualquer coisa em troca. Sugriva teve seu reino devolvido. Angaba foi coroado príncipe. Vibhishana tornou-se rei de Lanka. Mas você não pediu qualquer coisa em nenhum tempo. Você tirou a preciosa guirlanda de pérolas dada a você por Sita. Como posso eu pagar Meus débitos com a sua gratidão? Eu serei sempre profundamente agradecido a você. Eu entrego a você a bênção da vida eterna. Todos irão honrá-lo e adorá-lo como a Mim mesmo. Sua imagem será colocada nas portas de Meus templos, e você será adorado e honrado primeiro. Sempre que Minhas histórias forem recitadas ou as glórias cantadas, sua glória será cantada antes de Mim. Você será capaz de fazer qualquer coisa, mesmo o que Eu não for capaz de fazer!”.
será capaz de fazer qualquer coisa, mesmo o que Eu não for capaz de fazer!”.

Desse modo, Sri Rama glorificou Hanunam quando ele retornou após encontrar Sita em Lanka. Hanuman não se exaltou nem um pouco sequer e prestou reverências aos pés de Sri Rama.

Sri Rama pediu: “Ó, magnífico herói, como você cruzou o oceano?”, ao que Hanuman humildemente respondeu: “Por Sua graça, meu Senhor”.
Que profunda humildade Hanuman demonstrou, não? Muitos querem riqueza em troca por seus serviços. Alguns não querem riqueza, mas não conseguem resistir ao nome e fama. Outros não querem nada disso, mas querem aprovação. Apesar de outros não quererem nada, ostentam seus feitos.
Hanuman estava acima de tudo isso. Essa é razão pela qual ele é reconhecido como um Karma-Yogi ideal e um insuperável adepto de Bhakti. Sua vida está repleta de lições, objetivas. Cada um deverá seguir, o melhor possível, o nobre exemplo de Hanuman.
Seu aniversário cai no dia de Chaitra Shukla Purnima, o dia de lua cheia em Março-Abril. Neste dia sagrado é feita a adoração de Sri Hanuman.
Glórias a Hanuman! Glórias ao seu Senhor, Sri Rama!

Swami Sivananda

Nenhum comentário:

Postar um comentário