quarta-feira, 29 de junho de 2011

mais sobre Akshaya Tritiya

Os hindus acreditam na teoria da "mahurats" ou timings auspicioso em cada passo na vida - seja para começar um novo empreendimento ou fazer uma compra importante. Akshaya Tritiya é uma ocasião tão importante, que é considerado um dos dias mais auspiciosos do calendário hindu. Acredita-se, de qualquer atividade significativa começou neste dia seria proveitosa.

Uma vez por ano Akshaya Tritiya cai no terceiro dia da metade brilhante do Vaishakh meses (abril-maio), quando o Sol ea Lua estão em exaltação, que são simultaneamente o seu pico de luminosidade, o que só acontece uma vez a cada ano.
Santo do dia
Akshaya Tritiya, também conhecido como "Akha Teej", é tradicionalmente o aniversário do Senhor Parasurama, a sexta encarnação do deus Vishnu. Pessoas conduta Pujas especial neste dia, tomar banho em rios sagrados, fazer uma caridade, cevada, oferta de um fogo sagrado, e adorar o Senhor Ganesha, Lakshmi Devi e neste dia.

A palavra "Akshaya" significa imortal ou eterno - o que nunca diminui. Iniciações feitas ou valores comprados neste dia são considerados para trazer sucesso ou boa sorte. Compra de ouro é uma atividade popular em Akshaya Tritiya, como é o símbolo máximo da riqueza e prosperidade. Ouro e jóias de ouro comprado e usado neste dia significa nunca diminuindo a boa fortuna. Índios celebram casamentos, começam novos empreendimentos, e até mesmo plano de viagens de longo curso neste dia.

Mitos e Lendas
O dia também marca o início da "SatyaYug" ou a Idade de Ouro - o primeiro dos quatro Yugas. No "Puranas", as escrituras sagradas hindus, há uma história que diz que neste dia de Akshay Tritiya Vedavyas juntamente com Ganesha começou a escrever o grande épico Mahabharata. Ganga Devi ou Mãe Ganges também desceu à Terra neste dia.

Nascimentos
Acredita-se também que as pessoas nascidas durante esse tempo brilhar na vida. luminares Muitos nasceram durante este período: Basaveshwara nascido em 04 de maio, Ramanujacarya e Adi Shankaracharya em 6 de maio, Swami Chinmayananda em 8 de maio e Buda em 16 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário