quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ramnavami ou o aniversário do Senhor Rama

Om Sri Ram Jaya Ram Jaya Jaya Ram
Ramnavami ou o aniversário do Senhor Rama cai no 9º dia da quinzena luminosa do mês de Chaitra (Março-Abril).
Rama era Ele próprio o Senhor Hari, encarnado na Terra para a destruição de Ravana. Ele era perfeito, bonito e dotado de marcas reais. Sua glória e destreza eram ilimitadas. Ele era inigualável na Terra. Ele era livre de malícia. Ele era cavalheiro. Ele era o protetor de toda Sua gente. Ele sempre se dirigiu a eles com palavras gentis. Ele nunca usou nenhuma palavra áspera nem mesmo quando alguém O provocou. Ele manteve o controle sobre todo o mundo.
Deixe o Senhor Rama ser seu ideal. Os ideais são relembrados e adorados pelo próposito de adotá-los em sua própria vida. A celebração do Ramnavami ou Vasanta Navaratri todo ano é um período oportuno para que nós nos saturemos com o espírito do Senhor Rama. Nós amamos e adoramos nossos ideais pois nós expressamos por meio disto nossa aspiração em nos unirmos a eles. Em nossa adoração a Deus está subentendido que nós deveriamos ser virtuosos, bondosos e perfeitos assim como Deus é. Por isso a sábia instrução: “Um deveria se tornar divino a fim de ser capaz de adorar Deus”. A pessoa não pode ser um adorador verdadeiro do Senhor Rama a não ser que faça um esforço honesto para crescer nas virtudes que o Senhor representa. Por outro lado, a adoração do Senhor Rama é em si mesma a maneira mais certa de desenvolver tais virtudes.
Aquele que se aproxima do Senhor Rama com amor e devoção se torna um de grande coração, puro em espírito, de boa natureza e imparcial em pensamento, palavra e ação. O verdadeiro devoto do Senhor Rama é Seu representante, com Seu poder e Seu conhecimento.
O Senhor Rama foi o melhor dos homens com um legítimo caráter. Ele era a própria imagem do amor. Ele era um filho ideal, um irmão ideal, um marido ideal, um amigo ideal e um rei ideal. Ele pode ser pego para personificar todos os mais altos ideais do homem. Ele levou uma vida ideal de chefe de família para ensinar os princípios da conduta correta para a humanidade. Ele governou Seu povo tão bem que veio a ser conhecido como Ram-Rajya, que significa a regra da conduta correta, a regra que provém felicidade e prosperidade a todos.
A lição mais nobre encorporada no Ramayana é a suprema importância da conduda correta na vida de todo ser humano. A conduta correta é a fagulha espiritual da vida. O cultivo da conduta correta é o desdobramento da divindade latente no homem. A gloriosa encarnação do Ser Supremo na forma do Senhor Rama exemplificou o caminho da conduta correta.
Ninguém além do correto pode ser verdadeiramente feliz. Não se pode ser dito que ninguém vive valendo a pena além daquele que tem o senso correto de responsabilidade e a vontade para sua implementação. Um deve ser impregado com uma convicção definitiva sobre a supremacia dos princípios morais, valores éticos e ideais espirituais. Estes deveriam guiar as ações do dia a dia e servir de meios poderosos para o desenvolvimento da personalidade humana. Este é o propósito da vida. Este é o caminho para a Auto-realização. Esta é a mensagem e a missão da vida do Senhor Rama na Terra.
O Ramnavami é um dos mais importantes festivais da seita Hindu dos Vaishnava. Entretanto, mesmo aqueles que adoram o Senhor Shiva celebram a ocasião. Alguns obsevam um jejum rigoroso durante este dia. Os templos são decorados e a imagem do Senhor Rama é magnificamente adornada. O sagrado Ramayana é lido nos templos. Em Ayodhya, cidade natal de Sri Rama, uma grande feira acontece neste dia.
No sul da India o Sri Ramnavami Utsavam é celebrado por nove dias com fervor e devoção. Aqueles com talento na arte de contar histórias narram os emocionantes episódios do Ramayana. Os cantores de Kirtan cantam o sagrado Nome de Rama e celebram o casamento de Rama e Sita neste dia. É uma cerimônia extremamente colorida, altamente inspiradora e educativa, também.
No Sivananda Ashram, Rishkesh, o Ramnavami é celebrado por nove dias como se segue:
  1. Os buscadores espirituais fazem o máximo de Japa possível. Os Mantras Sagrados Om Sri Ramaya Namah ou Sri Ram Jaya Ram Jaya Jaya Ram são cantados.
  2. Os devotos lêem o Ramayana inteiro, tanto a versão em Sanskrito do Sábio Valmiki ou a versão Hindi do Santo Tulsidas, durante esses nove dias.
Aqueles que não podem recitar o épico todo podem ler este único verso que contém em sua essência a história do Ramayana: “Outrora, Sri Rama foi para as florestas, onde Rishis fizeram penitências, e mataram o veado ilusório. Sita foi capturada e Jatayu foi assassinado. Rama encontrou Sugriva, matou Vali e atravessou o oceano. A cidade de Lanka foi queimada por Hanuman. Os demônios, Ravana e Kumbhakarna, foram então mortos. Assim é recitado o sagrado Ramayana”.
  1. Os devotos cumprimentam um ao outro com “Sri Ram” ou “Jaya-Ram-Ji-Ki”.
  2. Aqueles que adoram o Senhor Rama como sua Deidade favorida observam o jejum, consumindo apenas leite e frutas durante os nove dias. Alguns jejuam apenas no dia do Ramnavami.
  3. No dia final ou dia do Ramnavami, há uma grandiosa adoração ao Senhor Rama no maravilhoso templo decorado. Todos os rituais védicos incluindo o Laksharchana são realizados.
  4. Um havan também é realizado.
  5. Das quatro da manhã até tarde da noite, há Ram e apenas Ram em toda parte!
  6. Panfletos, livretos e livros relacionados ao Senhor Rama são distribuídos.
  7. Reuniões especiais acontecem ao anoitecer nas quais discursos sobre a vida e os ensinamentos do Senhor são feitos.
  8. Buscadores sinceros tomam decisões para acelerar seu progresso espiritual.
Oh adoráveis buscadores! O tempo está correndo. Saibam o valor do tempo. O tempo é muito precioso. Utilize cada segundo proveitosamente. Não adie. Abandone toda conversa inútil. Esqueça o passado. Viva cada momento de sua vida para a realização do ideal e da meta divina. Desdobre suas faculdades latentes. Cresça, evolua e torne-se um super-humano ou um Yogui dinâmico. Esforce-se fortemente e alcançe a meta da vida.
Que você obtenha a beatitude final da vida através da devoção intensa ao Senhor Rama! Que você viva mergulhado no ecstasy do amor divino! Que Sri Rama que é efulgente como um milhão de sóis e que é adorado pelos deuses e devotos, proteja todos vocês! Que as bençãos do Senhor Rama estejam sobre todos vocês!
http://yogasivanandarj.wordpress.com/2010/03/15/ramnavami/

Nenhum comentário:

Postar um comentário