segunda-feira, 4 de julho de 2011

Guru Purnima 2011

Importante data de homenagem ao guru,
que ocorre sempre na lua cheia do mês de julho.



Sobre o Guru Purnima
      A adoração devocional ao Guru – o preceptor espiritual – é um dos mais sublimes e tocantes aspectos da tradição cultural hindu. O momento auspicioso do Vyasa Purnima, também conhecido como Guru Purnima, escolhido para observar essa festividade anual, não é menos significativo.



Foi o grande sábio Vyasa, filho de uma pescadora, que compilou o conhecimento espiritual acumulado dos Vedas sob 4 títulos – Rig, Yajur, Sama e Atharva.



Foi ele que escreveu os Brahma Sutras. Foi ele que nos deu a versão organizada dos Upanishads. Ele também escreveu os dezoito Puranas, as histórias de nossos grandes heróis e santos, para transmitir os preceitos morais e espirituais para as pessoas comuns.



     O Mahabharata, maior épico de todos os tempos– que abarca em si a imortal canção do Senhor, o Bhagavad Gita, também é uma dádiva inestimável de Vyasa. O Bhagavata, a emocionante e devocional narrativa de Sri Krishna, também foi sua contribuição. É assim correto pensar que Vyasa deva ser reverenciado como o supremo preceptor da humanidade. O oferecimento da adoração a ele equivale a adoração a todos os preceptores espirituais de todos os tempos.


     O Guru na tradição hindú é reverenciado como a personificação do próprio Deus. Porque, é através de sua graça e de sua orientação que se alcança o mais elevado estado da sabedoria e da bem-aventurança. “Minhas saudações ao Guru que é Brahma, Vishnu e Maheswara. O Guru é Parabrahman encarnado”.

Gururbrahmaa gururvishnuh gururdevo Maheswarah |
Guruh-saakshaat parabrahma tasmai shrigurave namah ||
 
     São inúmeros os grandes sábios e santos que têm servido como preceptores espirituais e religiosos para incontáveis indivíduos no decorrer dos séculos. Mas existe alguém que pode ser reverenciado como o preceptor para todo o povo hindu – por todas as suas gerações passadas, presentes e futuras? Obviamente, nenhum indivíduo pode fazer esse papel. Um ser humano é, no final das contas, mortal e, não importa quão grande seja, tem suas próprias limitações.

     Esses santos e sábios são grandes almas; são almas já liberadas. Mas, ainda que estejam liberadas, elas se recusam a aceitar sua liberação enquanto o mundo inteiro estiver sofrendo. Elas vêm continuamente, tomam um corpo humano e ajudam a humanidade. Desde a infância já demonstram quem são e para o que vieram... Eles não se submetem ao cativeiro a que nós nos submetemos... Eles vêm por seu próprio livre arbítrio, e não podem evitar manifestar um tremendo poder espiritual ao qual não podemos resistir. A vasta massa da humanidade é puxada para dentro desse turbilhão de espiritualidade, e sua vibração prossegue por ter sido impulsionada por estas grandes almas. E continuará até que toda a humanidade seja liberada e até que a lila (o jogo divino) chegue ao seu fim.


      Glória a essas grandes almas cujas vidas estudamos! Esses são os deuses vivos do mundo. Eles são aqueles a quem devemos adorar. Se Deus vem a mim, eu apenas posso reconhecê-Lo se Ele tomar uma forma humana. Ele está em todos os lugares, mas podemos vê-Lo? Nós só podemos vê-Lo se Ele tomar a limitação de uma forma humana... Se os homens e os animais são manifestações de Deus, esses mestres da humanidade são líderes, são Gurus. Portanto, saudações àquele, cujas pegadas são adoradas pelos anjos! Saudações a esses líderes da raça humana! Saudações a todos os grandes mestres! Que esses líderes espirituais recebam eternamente nossas saudações!



      Para transmitir o impulso espiritual para qualquer alma, em primeiro lugar, a alma da qual ele procede deve possuir o poder de transmiti-la para uma outra alma, e em segundo lugar, a alma para a qual ela é transmitida deve estar preparada para recebê-la. A semente deve ser uma semente viva, e o campo deve já estar arado; e quando ambas essa condições estão preenchidas, o maravilhoso crescimento da genuína religião acontece. “O verdadeiro pregador da religião tem que ter qualidades maravilhosas e aquele que ouve deve ser inteligente”. E quando ambos tem essas qualidades extraordinárias, então o resultado será um verdadeiro despertar espiritual. Somente esses são os verdadeiros mestres, e somente estes são os verdadeiros discípulos, os verdadeiros aspirantes.



       Assim, Brahman, a Eterna Existência, prova ser a única realidade. Enquanto durar o estado da ignorância, costumamos pensar: ela é minha esposa, ele é meu filho, isto é meu, aquilo não é meu e assim por diante, e dessa forma, deixamos de realizar a existência do Atman, aquele que ilumina todas as coisas. Quando, através das instruções do Guru e através da sua própria convicção percebermos - não este mundo de nome e forma - mas a essência da própria existência, somente então realizaremos nossa identidade com todo o universo, desde o Criador até uma folha de grama, e somente então alcançaremos o estado no qual “os nós que atam nossos coração são cortados e todas as nossas dúvidas desaparecem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário